Dia 10 de novembro, a penúltima etapa da Stock Car, marcará o retorno do autódromo de Goiânia como sede da principal categoria do automobilismo brasileiro. No ano em que completa 39 anos, o quase quarentão Autódromo Internacional Airton Senna que, recentemente, passou pela sua pior fase, quase sendo vendido num desastroso episódio, dá a volta por cima, mostra novo fôlego e vive a expectativa de reviver os dias gloriosos do passado.
Devido a um crescimento desordenado e a falta de um Plano Diretor, o Autódromo encontra-se espremido entre os condomínios de luxo que foram surgindo com o passar dos anos. Mal cuidado e necessitando de reformas, ele vinha, já há muito tempo, sendo invadido por arruaceiros e vândalos que usavam o lugar, clandestinamente, para promover festas e, consequentemente, causando a degradação de um dos maiores patrimônios do povo goiano.
Goiânia que já chegou a sediar provas do campeonato mundial de motovelocidade, nos anos 80, ficou muito tempo esquecida e longe das grandes corridas internacionais. Agora, com a promessa de uma grande reforma, o autódromo deverá ficar em plenas condições de voltar a sediar corridas importantes e nada melhor que uma etapa da principal categoria brasileira que além de ser muito emocionante, traz também boas lembranças para os mais velhos, devido aos dois campeões goianos: Alencar Jr. em 1982 e Marcos Gracia, campeão em 1986. Ambos correndo no antigo GM/Opala.
Sempre é bom lembrar que o piloto goiano Marcos Gracia, exerceu um importante papel de liderança junto com Affonso Giaffone, em 1987, ajudando a salvar a Stock Car, quando a Chevrolet cortou o patrocínio e abandonou a categoria que quase acabou. Na temporada 2013 que já teve início, o único goiano na competição é Wellington Justino que vem enfrentando grandes pilotos, como o atual campeão Cacá Bueno, e o ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichelo, que nesse ano correrá todas as etapas.
Júnior Régis – Diretor Secretário
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