Agente de Trânsito Notifica e Faz a Remoção de Veículo Estacionado na Ciclofaixa

IMG-20170402-WA0006

Aos domingos as ciclofaixas, das 7h às 16h, é de uso exclusivo dos ciclistas. Aliás, entendemos que este horário deveria ser estendido até às 18h agregando também os feriados, a consignar uma maior mobilidade e espaço para esse tipo de condução que é totalmente sustentável.

IMG-20170402-WA0002

No sentindo de se garantir esse direito os Agentes realizam essa fiscalização tão necessárias nas áreas de ciclofaixas. E a notícia boa é que o GUINCHO foi consertado e está operando novamente: parabéns ao Secretário Felisberto que tem procurado resolver tais questões.

IMG-20170402-WA0001

Com efeito, é necessário haver a liberação de mais e maiores espaços para os ciclistas em Goiânia, com a construção de mais ciclovias e a expansão das ciclofaixas, tendo em vista as suas vantagens e benefícios para uma MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL:

  •  emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis;
  • um carro ocupa o espaço de aproximadamente 42 bicicletas;
  • evitar congestionamentos;
  • evitar gastos desnecessários com o recapeamento asfáltico;
  • condicionamento físico e mental aos usuários;
  • resolve os problemas de falta de estacionamento.

Contudo, é necessário ofertar ambientes mais seguros para esse tipo de veículo, incentivando a utilização desses espaços, ou seja, dar condições para que o ciclista possa trafegar de forma segura, pois atualmente (e posso dizer por experiência empírica) andar de bike é assumir um risco de morte, em nome de uma forma alternativa de vida: cheguei a comprar uma bicicleta, mas desistir de usá-la no dia a dia por falta de segurança viária.

Incentivar o uso da bicicleta significa em longo prazo, um menor gasto com medicamentos e tratamentos de saúde e melhor qualidade de vida para a população. Países europeus como a Bélgica e França têm medidas de incentivo ao uso deste modal, através da indenização por quilômetro rodado para as pessoas que usam a bike e incentivo fiscal para as empresas que sensibilizam seus funcionários a o fazerem. O gasto de alguns milhões de euros com estas medidas são compensados pela economia de bilhões e bilhões com saúde, já que as pessoas precisam menos de hospitais. Isto funciona e temos exemplos de sucesso, o que mais falta?

IMG-20170402-WA0000PARABÉNS PELO TRABALHO!

Foto de Andréa

 



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O conteúdo dos comentários deixados neste website são de responsabilidade exclusiva de seus autores.