Arquivo da Categoria: AutorF

Feliz Ano Novo!

 

“Que em 2017 A nossa resistência prevaleça
Que nossos direitos não sejam diminuídos nem retirados
Que nossa luta não seja em vão
Que em 2017 fujamos das amarras
Que nosso grito seja ouvido
Que não nos silenciem
Que sejamos lind@s, livres e combativ@s
Que 2017 seja nosso”.

 

Ano Novo

Dia das Crianças – Distribuição de Brinquedos

 

Hoje dia das crianças, distribuimos no setor Vale do Sol, próximo ao aterro sanitário de Aparecida de Goiânia,
os brinquedos arrecadados junto aos amigos da SMT – Goiânia.

Nessa oportunidade agradecemos a todos que de alguma forma fizeram a alegria, mesmo que momentânea de algumas crianças.
O SINATRAN agradece a todos que ajudaram!

 

 

Auxílio Fardamento Para os Agentes de Trânsito

 

O SINATRAN INFORMA ACERCA DO ENCAMINHAMENTO DO PROJETO QUE ALTERA A LEI COMPLEMENTAR 011/1992 QUE CRIA O AUXÍLIO FARDAMENTO PARA OS AGENTES DE TRÂNSITO E GUARDAS MUNICIPAIS. SEGUE ANEXO O ANDAMENTO E A ÍNTEGRA DO PROJETO.

O SINATRAN ESTÁ ACOMPANHANDO O ANDAMENTO DESTE PROJETO E TAMBÉM O PROJETO DA APOSENTADORIA ESPECIAL QUE ESTÁ NA PROCURADORIA JURÍDICA DA CÂMARA MUNICIPAL.

 

 


 

Esclarecimento

 

s-1

 

SINATRANJUD, Sistema Nacional de Apoio Jurídico aos Agentes de Trânsito, e o SINATRAN, Sindicato dos Agentes de Trânsito, que sempre se pautaram por uma postura proba, vem a público, diante das reportagens veiculadas pela imprensa, em face de prováveis e lamentáveis acontecimentos envolvendo um agente de trânsito em Jataí e outro em Aparecida de Goiânia nesta semana, esclarecer que somos, veementemente, contrários a qualquer conduta criminosa por parte de quem quer que seja, especialmente, por parte de um servidor público cuja postura esperada e desejada seja aquela que vá ao encontro do interesse público, e não contra este.

Desta feita, somos solidários com a dor das famílias envolvidas, de modo que os fatos devam ser devidamente esclarecidos e os responsáveis exemplarmente punidos, tendo em vista que não coadunamos com nenhuma postura que venha violar à dignidade e à integridade física da pessoa.

Logo, o SINATRANJUD como entidade de apoio jurídico e o SINATRAN como representante da Categoria, salientamos o nosso compromisso com transparência, verdade e ética – princípios norteadores de nossas ações – com a verdade dos fatos e com a deflagração da justiça.

Pois tais casos, isolados, não podem ter o condão de macular toda uma categoria de servidores, que desenvolvem ações de boa prática e de defesa dos interesses da sociedade Goianiense, sempre visando um trânsito mais seguro e humano, rechaçando, assim, qualquer tipo de violência.

 

Plano de ações do Projeto Trânsito Seguro é lançado na Câmara dos Deputados

 

O conjunto de ações previstas parte da necessidade de aumentar a fiscalização, melhorar a qualidade das vias, mas, principalmente educar as pessoas para mudar a realidade da insegurança no trânsito

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

 

O plano de ações Projeto Trânsito Seguro foi lançado, nesta terça-feira (18), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. Trata-se de iniciativa da Federação Nacional das Associações de Detrans (Fenasdetran) e está inserida na Década de Ação Pela Segurança no Trânsito, instituída pela Organização Mundial de Saúde para os anos de 2011 a 2020.

O Brasil é um dos países que assinaram em 2009 a resolução das Nações Unidas que prevê o compromisso de realizar mais de 10 mil ações educativas em todo o País no período. O lançamento do Projeto Trânsito Seguro teve apoio da Frente Parlamentar pela Segurança no Trânsito.

O conjunto de ações previstas parte da necessidade de aumentar a fiscalização, melhorar a qualidade das vias, mas, principalmente educar as pessoas para mudar a realidade da insegurança no trânsito.

Stock Car Volta à Goiânia

stock-car
Dia 10 de novembro, a penúltima etapa da Stock Car, marcará o retorno do autódromo de Goiânia como sede da principal categoria do automobilismo brasileiro. No ano em que completa 39 anos, o quase quarentão Autódromo Internacional Airton Senna que, recentemente, passou pela sua pior fase, quase sendo vendido num desastroso episódio, dá a volta por cima, mostra novo fôlego e vive a expectativa de reviver os dias gloriosos do passado.

Devido a um crescimento desordenado e a falta de um Plano Diretor, o Autódromo encontra-se espremido entre os condomínios de luxo que foram surgindo com o passar dos anos. Mal cuidado e necessitando de reformas, ele vinha, já há muito tempo, sendo invadido por arruaceiros e vândalos que usavam o lugar, clandestinamente, para promover festas e, consequentemente, causando a degradação de um dos maiores patrimônios do povo goiano.

SINATRAN: uma história de lutas e conquistas

 

Desde a sua fundação em 1998, quando ainda era presidida pelo colega Domingos Pereira, a AMAT – Associação Municipal dos Agentes de Trânsitojá mostrava-se intransigente na defesa dos direitos dos agentes municipais de trânsito de Goiânia. Intransigente sim, mas não radical, a ponto de negar-se ao diálogo com a administração. Sendo assim, com a saída do agente Domingos da presidência, assumindo em seu lugar o colega agente de trânsito Antônio Neres Machado, iniciou-se a partir de então um ciclo de lutas e conquistas que seriam uma marca dentro da Administração Pública e do sindicalismo no município de Goiânia.

Com o vencimento abaixo do valor do salário mínimo, sendo complementado para que a prefeitura não descumprisse preceito insculpido na Constituição Federal, os agentes de trânsito viviam uma situação de total desânimo, seja em relação às condições de trabalho bem como a falta de perspectivas salariais. Dos duzentos aprovados no primeiro certame, aproximadamente cento e noventa tomaram posse, sendo que muitos permaneceram no cargo menos de um ano, desistindo da carreira ou buscando melhores oportunidades em outros concursos. Nesses tempos difíceis a categoria  uniu-se em torno de um ideal, sensibilizar a Administração para que fosse criado o AIET – Adicional de Incentivo à Educação no Trânsito, adicional esse que passou a compor a remuneração do agente de trânsito elevando substancialmente o ganho mensal.

A importância da Mobilidade Urbana Sustentável

 

Segundo a definição, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que esse conceito vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. No que diz respeito à mobilidade urbana sustentável, afirma-se que é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.

Porém, pensar nessa espécie de  mobilidade não é tão simples quanto parece, pois acima de tudo surge um imenso jogo de interesse surgido a partir do pedestre que quer que os carros parem para ele atravessar em qualquer lugar. Já o passageiro do transporte coletivo deseja que os veículos não atrapalhem a circulação dos ônibus. Por seu lado, o motorista de carro particular quer que os pedestres não atravessem na sua frente e que os ônibus não atrapalhem o trânsito. Por sua vez, ainda, o morador não quer que o trânsito de transporte coletivo passe em frente à sua casa. E o comércio reivindica uma linha de ônibus na rua, com o ponto de parada em frente à loja do vizinho.